terça-feira, 28 de outubro de 2014

As vezes é necessário cairmos, para sermos provados, purificados e embranquecidos

                                                           Texto básico:


“E alguns dos entendidos cairão, para serem provados, purificados, e embranquecidos, até ao fim do tempo, porque será ainda para o tempo determinado.” (Daniel 11:35).


O que significa cair?

Falando de pessoas, perder o equilíbrio, levar uma queda: ele quis correr e caiu. Atirar-se: cair aos pés de alguém.
Precipitar-se: cair sobre os inimigos.
Tornar-se: cair doente.
Ser atacado (de mal súbito): cair em síncope, em coma, em estado de choque.
Ser aprisionado: cair numa armadilha, cair em mãos inimigas.
Sucumbir: caiu no campo de honra.
                                                      Frases com o verbo cair:

O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair. - Bill Gates
Uma prova de que D'us esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda. - Teresa de Ávila.
O cair pode trazer várias consequências, para quem sofre a queda, tais como:
a) Ser motivo de לשון הרע - lashon hara, que é língua má, ou língua maledicente, que faz fofoca, piada, zombaria e chacota, por parte dos ímpios, que ao agirem assim, eles se enquadram literalmente a esses textos bíblicos:
"Pois eis que os ímpios armam o arco, põem a sua flecha na corda, para atirarem, às ocultas, aos retos de coração. Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo? O Eterno está no seu santo templo, o trono do Eterno está nos céus; os seus olhos contemplam, as suas pálpebras provam os filhos dos homens. O Eterno prova o justo e o ímpio; a sua alma odeia ao que ama a violência. Sobre os ímpios fará chover brasas de fogo e enxofre; um vento abrasador será a porção do seu copo."
(Tehilim, Salmos 11:2-6).

"O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos."
(Mishley, Provérbios 16: 28).
Porém, o que muitas pessoas não sabem é o fato desse pecado de לשון הרע - lashon hara, que é língua maledicente, que faz fofoca ser tão grave diante do Eterno, nosso D'us quanto qualquer outro pecado. Por isso mesmo convém atentar bem para o que disse Yeshua  sobre quem está apto para atirar a primeira pedra:
"E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela."

b) Mas também ser motivo de misericórdia, socorro e orações, por parte dos justos, que ao fazerem isso, eles se alinham perfeitamente com esse texto bíblico: (Tehilim, Salmos 15:1,3).
"Quem, Eterno, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? ... Aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo."
Dois exemplos de queda de servos de D'us, cujo propósito do Eterno foi de provar, purificar e embranquecer os mesmos:
I - כיפא השליח, Keifa hashaliach, Pedro o emissário.
A queda de Pedro, em negar Yeshua é bem conhecida, contudo se faz necessário dar ênfase aos fatores que levaram o servo do Eterno a cair, para que ele fosse provado, purificado e embranquecido:
Texto bíblico desse episódio: (Lucas 22: 31-34; 45-55).
                           Eis aqui um estudo sobre a queda de Pedro:


"São pelo menos cinco fatores que levaram Pedro a negar a Yeshua.


1º - Começou com o orgulho, a soberba e a incredulidade.

“Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Yeshua lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.” (Lucas 22:33,34).
- Orgulho – conceito exagerado de si próprio. Pedro confiou muito em si mesmo pensou que podia tudo, através da força física, ele não sabia da gravidade do momento que estava vivendo. Pedro acreditava demais em si mesmo, e há situações em que dependemos muito de uma força externa, isto é, de D'us, não conseguimos vencer sozinhos.
- Soberba - achar que era o melhor de todos os emissários. "D'us resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4:6).
- Incredulidade – Pedro não acreditava que tudo o que o Senhor estava dizendo ia acontecer, e por isso se achava autoconfiante. A autoconfiança nem sempre é o caminho, precisamos aprender a depender de D'us nos momentos de incertezas a acreditar mais nas palavras do Senhor.


2º - Seguiu na falta de oração.


“Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza.” (Lucas 22:45). A falta de oração pode levar o homem ao sono espiritual, ao comodismo e até ao naufrágio na fé. Porque não estavam orando, Yeshua disse a eles “Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação.” A Bíblia diz no evangelho de Mateus 26:40-45, que por três vezes Yeshua o incentivou a orar, mas ele continuou a dormir por isso negou o Senhor. A oração é imprescindível na vida de qualquer ser humano e sem oração o naufrágio é inevitável.


3º - Avançou mais ainda com a tentativa de lutar contra as “trevas” com as armas carnais. “Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha.” (Lucas 22.50). O versículo acima diz que um deles feriu o servo do sumo sacerdote, referindo-se a Pedro, conforme disse o emissário João, no capítulo 18:10 de seu evangelho. Quando o homem está cheio de si confia em suas próprias forças, sabedoria, poder financeiro, na justiça humana e em muitas outras coisas, acha que pode resolver tudo sozinho e aí está o grande perigo.


4º - Confirmou-se seguindo a Yeshua de longe. “Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.” (Lucas 22.54). Seguir a Yeshua de longe é uma demonstração de vergonha de ser crente, medo de ser identificado com o Messias, medo de ser taxado como pessoa antiquada, desatualizada, "zé povinho" e "pé de chinelo". Seguir a Yeshua de longe é uma forma de covardia. Pessoa covarde é aquela que é desleal, traiçoeira, medrosa e que não assume o que realmente acredita. Porém, seguir a Yeshua não é ser nada disso, antes é ser um súdito do reino de D'us, é ser um representante dele aqui nesse mundo, é ser um salvo da condenação eterna.


5º - Culminou com a comunhão com as trevas. “E, quando acendiam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles.” (Lucas 22:55). Essa é uma grande oportunidade para negar a Yeshua, o assentar-se à roda dos escarnecedores, pois ali todos são inimigos dele, são os críticos mal intencionados, com linguagem maliciosa e ofensiva, portanto estar numa roda como essa é se candidatar a derrota com certeza. Comungar com as trevas é participar e concordar com seus feitos é dizer sim ao pecado. Comungar com as trevas é estar de mãos dadas com o inimigo de nossas almas, que quer a qualquer custo a nossa derrota e nos levar para junto de si."


Créditos.


O reencontro de כיפא השליח, Keifa hashaliach, Pedro o emissário com Yeshua, após o ter negado.


Antes de haver caído, ele se achava o melhor de todos os emissários, mas agora ele se acha o pior dentre eles. Antes de cair, ele era orgulhoso, soberbo, prepotente e intolerante, mas agora, ele é modesto, humilde, insignificante e tolerante para com os fracos. Ele disse que amava a Yeshua até a morte, mas agora ele estava diante do seu Rabino (Mestre) de novo e tenta responder a ele a seguinte pergunta:


"Depois de comerem, Yeshua perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Yeshua: "Cuide dos meus cordeiros". Novamente Yeshua disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Yeshua: "Pastoreie as minhas ovelhas". Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Yeshua lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Yeshua: "Cuide das minhas ovelhas." (Yochanan, João 21:15-17).


Yeshua perguntou três vezes se Pedro o amava, por dois motivos:


1) Porque Pedro o negou três vezes antes que o galo cantasse, conforme Yeshua havia predito, cuja intenção era de fazer Pedro se lembrar disso, e mostrar que antes da sua queda Yeshua já sabia que ele o negaria três vezes.


2) Porque, conforme o texto grego, nas duas perguntas anteriores Yeshua usou o verbo "amar", mas como Pedro só respondia com o verbo "gostar", então na terceira vez Yeshua usou o verbo "gostar", porque já que Pedro não lhe podia responder na mesma altura, então Yeshua desceu ao seu nível, usando a forma mais comum de se relacionar com o próximo.


Texto grego:


15 ὅτε οὖν ἠρίστησαν λέγει τῷ Σίμωνι Πέτρῳ ὁ Ἰησοῦς· Σίμων Ἰωάννου, ἀγαπᾷς με πλέον τούτων; λέγει αὐτῷ· ναί κύριε, σὺ οἶδας ὅτι φιλῶ σε. λέγει αὐτῷ· βόσκε τὰ ἀρνία μου. 16 λέγει αὐτῷ πάλιν δεύτερον· Σίμων Ἰωάννου, ἀγαπᾷς με; λέγει αὐτῷ· ναί κύριε, σὺ οἶδας ὅτι φιλῶ σε. λέγει αὐτῷ· ποίμαινε τὰ προβάτια / πρόβατά μου. 17 λέγει αὐτῷ τὸ τρίτον· Σίμων Ἰωάννου, φιλεῖς με; ἐλυπήθη ὁ Πέτρος ὅτι εἶπεν αὐτῷ τὸ τρίτον· φιλεῖς με; καὶ εἶπεν / λέγει αὐτῷ· κύριε, πάντα σὺ οἶδας, σὺ γινώσκεις ὅτι φιλῶ σε. λέγει αὐτῷ [ὁ] Ἰησοῦς· βόσκε τὰ προβάτια / πρόβατά μου. (ΚΑΤΑ ΙΩΑΝΝΗΝ 21:15-17).


Na primeira vez, Yeshua usou o verbo: ἀγαπᾷς με - agapas me - amas-me?
Resposta de Pedro: φιλῶ σε - filo se - gosto de você


Na segunda vez, Yeshua também usou o mesmo verbo: ἀγαπᾷς με - agapas me - amas-me?
Novamente Pedro lhe respondeu com o verbo: φιλῶ σε - filo se - gosto de você


Mas na terceira vez, Yeshua usou o verbo: φιλεῖς με - fileis me - gosta de mim?
Então, Pedro respondeu: "Tu sabes todas as coisas, tu sabes que φιλῶ σε - filo se - gosto de você."


E em todas as vezes, Yeshua disse a Pedro para ele apascentar as ovelhas dele, porque agora, Pedro estava preparado para isso, mas antes de cair, ele ainda não estava. E o mais interessante de tudo isso, é que, Yeshua não tratou a Pedro como a maioria de nós tratamos alguém que tenha caído, isto é, com desprezo e acusação, mas ao crontrário disso, ele delegou poderes a Pedro sobre sua kehilá, congregação, sinagoga ou igreja.


II - שאול השליח, Shaul hashaliach, Paulo o emissário.


A história do espinho na carne de Paulo é bem conhecida da maioria daqueles que conhecem as Escrituras (Nova Aliança), mas ninguém pode afirmar categoricamente qual seria esse espinho. Contudo, o próprio texto explica o que era esse espinho, ou seja, era a "legalidade" de um mensageiro de HaSatan, Satanás, para esbofetear de alguma forma o servo do Eterno, mas isso com a devida permissão do Eterno, por isso mesmo era uma "legalidade", cujo objetivo seria de manter Paulo na condição de humildade, conforme referências bíblicas abaixo:


"E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim." (2 Coríntios 12:7-8).

 ( BLOG yerushalaim1967 )





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário