quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Rosh Hashaná

Rosh Hashaná, a festividade que marca o início do ano novo Judaico, acontece no mês de Tishrei, que coincide com o final do mês de Setembro e início de Outubro.Diferentemente de outras festividades, que possuem apenas um único dia sagrado quando o comércio fecha, Rosh Hashaná é uma festa de dois dias, e o comércio fica fechado em ambos os dias.
A festividade acontece durante dois dias de acordo com a tradição que começou na Diáspora quando começa a lua nova – que tradicionalmente foi decretado pelo Superior Tribunal em Jerusalém. De acordo com a tradição Judaica, Rosh Hashaná comemora a conclusão da criação do universo e a aceitação da soberania de Deus sobre o mundo. Estes também são os dias em que Deus julga os atos das pessoas durante o ano e decide seu futuro para o ano seguinte.- morte para os pecadores, vida para os devotos e piedosos e um período de arrependimento até Yom Kippur para as pessoas cuja condição ainda está incerta.
O período entre Rosh Hashaná e Yom Kippur é chamado “Os Dez Dias de Arrependimento” durante o qual as pessoas têm a oportunidade de reparar seus pecados.
Se você vier a Israel durante este período, leve em consideração que existem dois dias sagrados consecutivos durante os quais permanecem fechados os comércios e afins.
Vale a pena visitar uma sinagoga para ouvir as rezas e não se surpreenda se você for cumprimentado com um “Shaná Tová”. Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário