quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Vayishlach / וישלח ( A Aquisição das Mitsvot )

Resultado de imagem para A Aquisição das Mitsvot
Consta no Talmud (Meguilá 6), que a tribo de Zevulun queixou-se ao Criador. Disse que a seus irmãos o Todo-Poderoso deu campos e vinhedos, enquanto para a tribo de Zevulun, montanhas e vales; que às outras tribos D’us havia dado terras e para eles, mares e rios.
O Criador respondeu que todas as tribos necessitam da tribo de Zevulun, por causa da areia encontrada em suas terras,necessária para poderem produzir os utensílios de vidro e por causa do chilazon uma espécie de peixe, cujo sangue era utilizado para cumprir a mitsvá de tingir um dos fios do tsitsit de azul celeste “techêlet”. 
O chilazon era encontrado em suas águas.
Zevulun indagou então se poderia comunicar-lhes sernecessário pagar pelo peixe e pela areia que quisessemadquirir e o Todo-Poderoso respondeu que toda a pessoaque pegasse o peixe ou a areia sem pagar não seria bemsucedido em sua utilização: a cor do techêlet estragaria enão conseguiria fazer vidro com essa areia.
Poderíamos pensar, em primeira análise, que a tribo de Zevulun deveria dar o peixe às demais tribos sem que precisassem pagar, uma vez que seria utilizado para cumprir uma mitsvá. Vemos, porém, que a vontade de D’us era que quem necessitasse do chilazon para fazer a mitsvá do tsitsit deveria pagar por ele.
Quem não pagasse não seria bem sucedido.
Muitas vezes, passa por nossas mentes a idéia de que as coisas necessárias para o cumprimento das mitsvot deveriam ser obtidas gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário