sexta-feira, 17 de junho de 2016

"Somos ortodoxos mas não somos loucos"

Pergunta:
"Caro Rabino, estou numa enrascada.
Gosto do Shabat. Gosto da Torá – especialmente histórias chassídicas e aquele lance de Cabalá. Sinto uma forte ligação com o povo judeu. Sinto-me atraído por tudo isso. Portanto, diria você, qual é o meu problema? Apenas vá em frente, certo?
Mas eu não posso.
Não consigo imaginar-me sendo ortodoxo. Olhe para mim. Veja como eu fui criado, de onde eu vim, onde estou agora. Você consegue imaginar um não-conformista como eu seguindo todos os regulamentos de um judeu ortodoxo, estritamente casher?
Assinado,
Judeu Não-Ortodoxo."
Resposta:
- Caro Não-Ortodoxo,
Finalmente, um homem com a minha persuasão! Não-ortodoxo! Ora! O termo mais descritivo que já ouvi para o verdadeiro Judaísmo! A crença de que nada é da maneira que deveria ser, que tudo no mundo precisa mudar, que temos de ser diferentes de todo o mundo.
É isso que os judeus são – recalcitrantes, insurgentes, os revolucionários chatos da história – e o que poderia ser mais não-ortodoxo que isso?
O Judaísmo não começou com o paradigma de todos os iconoclastas?
Imagine Avraham esmagando os ídolos na casa de seu pai, desafiando o Rei Nimrod e todas as normas sociais. Imagine Moshê desafiando o faraó, ou Rabi Akiva e os Sábios desafiando o poderoso Império Romano. Você descreveria isso como comportamento "ortodoxo"?
* Ser judeu é rebelar-se.
* Recusar-se a atender o telefone no Shabat é uma rebelião contra a tecnocracia.
* Manter-se casher é uma rebelião contra o consumismo.
* Levantar-se cedo pela manhã para embrulhar-se num grande xale branco, torcer correias de couro e caixas sobre o braço e a cabeça, juntar-se a outros em fórmulas místicas e ler de um rolo antigo – é uma franca rebelião contra tudo que é considerado normal na vida moderna.
Você conhece a história do rabino que ficou de pé na rua procurando a décima pessoa para seu minyan? Finalmente, encontrou um judeu. Mas o homem tentava despachá-lo, dizendo: "Não faço parte da religião organizada."
"Se isso fosse religião organizada" – exclamou o rabino – "por que cargas d'água eu estaria na rua incomodando os passantes?"

Chabad.org.br 

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