domingo, 12 de junho de 2016

Torá & Gemilut Chassadim

Os escritos bíblicos e rabínicos estão repletos de referências ao significado, necessidade e qualidades redentoras desta mitsvá. Gemilut Chassadim é o próprio alicerce e pilar do universo. Sem justiça social e moralidade, a integridade e compaixão encerradas no conceito de Gemilut Chassadim, não pode haver sociedade; a humanidade não pode existir.

Nossos Sábios notam que o início, meio e fim da Torá tratam de Gemilut Chassadim. Assim, quem diz que não liga para nada exceto a Torá, com a exclusão de Gemilut Chassadim, ele nem sequer tem Torá, como está escrito: "Aprenda-as e tenha o cuidado de cumpri-las" (Devarim 5:1). O estudo de Torá é significativo apenas quando leva a uma real observância das mitsvot. Como prova disso, "um am ha'aretz, uma pessoa que não conhece a Torá, não pode ser um chassid (uma pessoa piedosa)", i.e., alguém que realiza chessed. Quando ignora os ensinamentos da Torá, a pessoa não pode agir da maneira que a Torá exige.

É a Torá que determina quais ações são consideradas atos de Gemilut Chassadim, e empresta a elas seu caráter sagrado de mitsvá.

Torá e Gemilut Chassadim são inseparáveis. É por isso que as encontramos geralmente associadas nos ensinamentos dos Sábios.Assim foi ensinado: "Se Israel considerasse as palavras da Torá que foram dadas a eles, nenhuma nação ou reino teria domínio sobre eles. E o que (a Torá) diz a eles? Aceite sobre si o jugo do Reino do Céu para se excederem no temor do Céu, e para conduzir-se uns aos outros com atos de bondade e amor.


CHABAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário