segunda-feira, 19 de junho de 2017

Korach, levado pelo ciúme, levou dois mil e cinquenta homens em rebelião contra Moshe e HASHEM





Korach - destaca o mal de dois terríveis traços de caráter: Ciúme e machloket. O primeiro traço de caráter destrutivo que encontramos é o ciúme. Rashi explica a motivação de Korach para iniciar a sua rebelião contra Moshe Rabbeinu: ele estava com ciúmes de que um primo mais novo se tornou o príncipe dos descendentes de Korach.

"O que Korach viu que o levou a disputar com Moshe? Ele estava com ciúmes da posição principesca de Elizaphan, filho de Uziel, porque Moshe o nomeara príncipe sobre os filhos de Kehus pela palavra do ETERNO. Korach disse: Os irmãos do pai (incluindo o pai) eram quatro, como diz: "Os filhos de Coate: Amram, Izhar, Hebron e Uziel". Amram, o primogênito, seus dois filhos assumiram a grandeza: um é rei e um é Kohen Gadol. Quem é apto a tomar o segundo (ou seja, para preencher a próxima posição de grandeza, a do príncipe Kohathite)? Não sou eu, pois sou filho de Izhar, que é o segundo de Amram? No entanto, ele (Moshe) nomeou como príncipe o filho de seu irmão, o mais jovem de todos. Eis que eu vou disputar com ele e anular suas palavras. "[Rashi em Bamidbar 16: 1]

Apesar de Chazal dizer que Korach era uma pessoa inteligente e sábia, ele perdeu o controle de si mesmo por seu ciúme da nomeação de Elizaphan, filho de Uziel, para o cargo de príncipe. Qualquer pessoa que seja observadora da vida pode ver como o ciúme pode levar uma pessoa a extremos loucos. Assim como o desejo insaciável que as pessoas têm de honrar ( kavod ) pode fazer com que uma pessoa faça coisas tolas e até perversas, assim também uma pessoa deve dominar sua tendência a tornar-se ciumenta, a fim de que ele seja conduzido ao comportamento autodestrutivo. Chazal diz em Avot [4:21]: o ciúme, a luxúria e a busca da honra arrebatam um deste mundo. Isso não se refere apenas ao "mundo vindouro". O ciúme, a luxúria e a perseguição da honra podem destruir o " Olam Hazeh " de uma pessoa também.

A Gemara em [Shabbat 152b] expõe o pasuk "... a inveja traz a podridão dos ossos" [Mishlei 14:30]. O destino de uma pessoa ciumenta é que seus ossos se decompõem; Por outro lado, alguém que está livre do ciúmes não terá seus ossos se decompondo. Em situações normais, quando uma pessoa morre, o corpo se decompõe, mas os ossos não se decompõem. É por isso que existe uma espécie de esqueleto. Normalmente, muito depois da pele e a carne terem decomposto, os ossos permanecem intactos. No entanto, o Talmud expõe deste pasuk em Mishlei que, no caso de uma pessoa que estava com ciúmes durante a vida, até os ossos dele se derrubarão após a morte.

Talvez o cálculo da "medida para medida" nesta punição divina seja a seguinte ideia. Se houver qualquer coisa que represente a essência ( atzmius ) de uma pessoa, são seus ossos ( atzamos ). A palavra hebraica etzem significa "osso" e "essência". Assim, os ossos de uma pessoa representam a sua essência. Quando o ciúme consome uma pessoa, ele não quer ser ele mesmo. Ele quer ser outra pessoa. Uma pessoa que quer o trabalho de outra pessoa ou a casa ou a esposa ou o poder ou o dinheiro - indica fundamentalmente que ele não está feliz com quem ele é e o que ele possui. Kinah [ciúme] representa uma séria falta de Emunah [fundamentos da fé]. Uma pessoa ciumenta não consegue entender que o Todo-Poderoso quer que ele tenha essa casa e esse dinheiro, esse trabalho e essas crianças e esse poder, etc. O ciúme de outra pessoa representa a negação da própria essência (uma essência). Portanto, o Talmud ensina (com base no versículo em Mishlei ) que a medida apropriada para a punição medida para uma pessoa ciumenta é que seus ossos se apodreçam.

Eu vi uma aplicação engenhosa desta ideia em nome do Maharal Diskin: A Gemara em [Nazir 45a] diz no pasuk "E Moshe levou os ossos de Yosef com ele" ( Vayikach Moshe et atzmot Yosef imo ) [Shemot 13:19 ] - "o que é" com ele " connote - significa com ele em seus confins ( imo - b'mechitzaso ).

Maharal Diskin comenta que o pasuk deveria realmente ler " Vayikach Moshe es atzmot Yosef ito ". Isto é porque a instrução de Yosef às pessoas (antes de morrer) era "e você deve trazer meus ossos com você ( itchem )". Assim, o pronome apropriado para indicar que Moshe cumpriu as instruções de Yosef seria ito ao invés de imo [com ele]. Maharal Diskin explica que a palavra " imo " sempre conhece "igual" enquanto que " ito ", que também significa "com ele", não indica necessariamente igualdade de classificação. A Torá está sugerindo que Moshe tomou os ossos de Yosef com ele , como se fossem iguais. O que isso significa?

Yosef disse aos filhos de Israel: "Vocês trarão meus ossos com você" - o que significa que meus ossos não se decompõem! Meus ossos permanecerão intactos porque, apesar do que os irmãos fizeram comigo, nunca fiquei com ciúmes e nunca os odiei. A prova disso será que quem quer que tenha ciúmes sofre o destino que seus ossos se decompõem. "Meus ossos não se decompõem", prometeu Yosef. Moshe Rabbeinu levou essa lição com ele ( imo ). Em outras palavras, Moshe Rabbeinu também teve uma dura estadia com o povo judeu na Região selvagem. Houve tantas vezes que Klal Yisrael abusou de Moshe. O Midrash na Parashat desta semana diz ainda que todo o homem em Klal Yisrael advertiu suas esposas para não se isolarem com Moshe Rabbeinu, Implicando que Moshe poderia cometer adultério com eles. Só seria lógico que Moshe Rabbeinu sinta algum ciúme ou ódio contra os membros de Klal Yisrael . No entanto, "ele pegou os ossos de Yosef COM ELE". Ele levou consigo - como um parceiro igual - a lição de Yosef para não permitir que os maus traços de caráter de ciúmes e ódio o consumissem.

A segunda característica negativo ilustrado na nossa paarshat é o poder destrutivo de machlokes [controvérsia]. Este é sem dúvida o principal exemplo desse traço de caráter destrutivo em toda a Torá. As pessoas perderam suas vidas, seus bens e até seus filhos por causa de machlokes. Rashi observa que o machlokes é o único aveyra [pecado] pelo qual o Todo-Poderoso castiga mulheres, crianças, até bebês inocentes. o Machloket é como um incêndio - ele consome tudo em seu caminho - culpado ou não. O fogo não discrimina - ele queima tudo em seu caminho.

Apenas pense como essas pessoas estavam loucas. Moshe Rabbeinu desafiou essas pessoas a um duelo. As chances eram de 250: 1 que qualquer um deles que oferecesse os Ketoret não fosse escolhido. Ninguém joga com esses tipos de probabilidades. No entanto, eles fizeram isso de qualquer maneira porque o machlokes os consumiu.

Uma vez eu li o seguinte incidente envolvendo o Chofetz Chaim: um judeu que já morou em uma pequena aldeia e foi vizinho com o "judeu" "Prefeito" da cidade. Eles entraram em uma briga e, como é a tendência com machloket, cresceu e cresceu e cresceu até o ponto em que eles estavam na garganta uns dos outros. O vizinho disse ao prefeito que iria às autoridades russas e gritaria que ele usava sua influência para tirar as crianças do esboço czarista. (Ser recrutado para o exército czarista era uma sentença de morte virtual - certamente uma morte espiritual - e as pessoas tentavam todo o tipo de meios - suborno e outras coisas - para não serem redigidas). Este prefeito aparentemente usou ilegalmente sua influência na comunidade para impedir que certos meninos fossem redigidos.

Este vizinho contou a sua esposa o que ele ia fazer. Sua esposa disse a ele: "Você está louco? Um dos meninos que o prefeito libertou ilegalmente do rascunho foi nosso filho! Se você guinchá-lo às autoridades, nosso filho pode ser redigido! "Ela disse que o que ele estava pensando em fazer era como perfurar um buraco em um barco sob o assento de um companheiro que você não gosta. Todo o barco afundará com todos os passageiros a bordo!

O homem, em sua ira contra o vizinho, disse a sua esposa: "Não me importo se prender meu filho, não me importo se eles me prenderem. Não me importo se eles te prenderem - enquanto o punam! "Os seres humanos sempre atuam em seu próprio interesse. O desejo de sobreviver é talvez a mais básica das emoções humanas. No entanto, uma pessoa pode estar disposta a se sacrificar e sacrificar seu próprio filho apenas para que "eu venha vencer e derrotar a outra pessoa". Este é o poder dos machlokes .

a Parashat Shelach demonstra o que o desejo de Kavod [ perseguição de honra] pode fazer a uma pessoa. a Parashá Korach demonstra o que Kinah [ciúme] e Machloket [controvérsia] pode fazer a uma pessoa. É por isso que a Torah conta essas histórias. Eles deveriam dar uma impressão sobre nós. Se não mantivermos esses traços de caráter maligno sob controle e corrigi-los quando precisarmos, então pagaremos o preço mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário