terça-feira, 28 de novembro de 2017

O homenzinho dos olhos

A imagem pode conter: 2 pessoas, céu, criança e atividades ao ar livre


Nos salmos (17:8), David pede a D’us: “Shomreni – protege-me – keishon bat áyin” como a pupila do olho, que é muito sensível e precisa de proteção. Um dos comentaristas do
Tanach, o Radak (Rabino David ben Yossef Kimchi, 1160-1235, Provença) explica o motivo de a pupila ser chamada de “ishon”. Ishon vem da palavra “ish”, homem. Ishon significa
“homenzinho”. Por que a pupila se chama assim? Porque, se você olhar nos olhos de outra pessoa, verá a si mesmo um pequeno homenzinho refletido nas pupilas dela.
O Rabino Mordechai Gifter zt”l vai mais além e diz que o Rei David está pedindo o seguinte: “Mantenha-me sempre percebendo como sou pequeno perante os outros, deixe-me
sempre ver como aquele que está perante mim é uma pessoa grande.” Com isso, ensina David Hamelech, D’us vai nos proteger.
Olhe nos olhos de seu cônjuge. Veja como seu EU se torna pequenininho perante a grandeza dele. Trabalhe para que seu NÓS cresça cada vez mais, englobando seu cônjuge,
sua família, sua comunidade e seu povo!


Rabino Binyamin Karaguilla

Um comentário:

  1. Recomendaria ao judaísmo conversão nesse homem olhos pequenos a família Camargo famas riquezas e míopes

    ResponderExcluir