"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, E SEJA VOCÊ UMA BENÇÃO." (B'reshit 12:2)
Normalmente quando lemos esta maravilhosa promessa do Eterno a nosso patriarca Avraham, temos uma tendência natural de focarmos toda a atenção na primeira parte deste verso, e nem repararmos a última parte. Porém, devemos perceber que a última parte é a chave de todo este verso! É o que faz esta promessa de fato vir à existência!
Mas por que não percebemos isso logo de imediato? Simples! Porque cada ser humano tem uma tendência natural de querer sempre RECEBER, de querer sempre ser bem tratado, bem cuidado, bem amado, e apreciado por todos os que o cercam. Assim, quando lemos as promessas do Eterno dizendo que faria de Avraham um grande povo, e que faria o seu nome famoso, isso salta a nossos olhos e nos enche de alegria e orgulho! Este desejo em si não é mau, mas é a raiz de toda espécie de egoísmo, e assim sendo, rapidamente pode se degenerar em sentimentos mais mesquinhos onde a pessoa tenta fazer o mundo todo girar em torno de si para satisfazer seus desejos.
Já a parte final do verso diz o que o Eterno, por outro lado, espera que Avraham faça, e diz: "E SEJA VOCÊ UMA BENÇÃO". E esta é a parte mais difícil, pois o DOAR requer das pessoas verdadeira renúncia e entrega de si mesma, e infelizmente para isso muito poucos estão preparados. Mas se vencermos essa dura barreira, ela abre as portas para que todo o início do verso se cumpra, pois seremos de fato uma benção, e isso impactará drasticamente o mundo que nos cerca! Mas o que é ser uma benção? Ser uma benção é de fato transbordar através de nossa vida tudo de bom que o Eterno é! É se esforçar para fazer a diferença na vida das pessoas que o cercam refletindo o caráter do Eterno, e sendo ativamente um agente incansável do Reino dos Céus por onde quer que passe, ou onde quer que veja uma necessidade! Trazendo amor, alegria, paz, do Eterno para este mundo tão perverso e cheio de trevas, e trazendo também a Sua justiça, corrigindo tudo o que há de errado ao seu redor, e retirar tudo o que seja contrário aos ensinos do Eterno! Ser uma benção é ainda trazer consolo aos que choram, é ceder seu tempo para ouvir as pessoas, é suprir as necessidades materiais de todos os aflitos e necessitados que aparecerem em seu caminho buscando a sua ajuda, ser uma benção é se derramar em favor dos que sofrem. Ser uma benção é ensinar a muitos a Torah do Eterno e as suas mitzvot, principalmente através de seu exemplo e não apenas de suas palavras. Ser uma benção é ser um exemplo de paciência, de generosidade e gentileza, bondade, emunah, mansidão e auto-controle para todos os que te observam. Ser uma benção é santificar o Nome do Eterno, sendo firme, resignado e alegre sempre, mesmo diante da mais pavorosa tribulação, e mesmo que precise atrair sobre si o sofrimento que seria destinado a outros, apenas para vê-los felizes e libertos! Ser uma benção é trazer das esferas mais altas de Atzilut este amor sublime, que não é natural deste mundo aqui de Assiah, e ensiná-lo na prática às pessoas, e assim, todo o nosso mundo vai sendo aos poucos elevado, e mais preparados estaremos para a redenção (gueulá), quando o Mashiach voltar!
Assim sendo, para que sejamos de fato uma benção, significa que muitas vezes teremos que escolher voluntariamente fazer coisas que não favoreçam o nosso bem estar, que são caminhos mais dolorosos para nós, que nos humilhem, que nos diminuam, mas que através disso muitos recebam os benefícios de nossa ação e que o nome do Eterno seja sempre enaltecido e que as pessoas agradeçam ao Eterno pela benção recebida, e que nosso nome diminua..... aí sim... nos tornamos "transparentes" um canal perfeito de bençãos, em que o Eterno, que é o verdadeiro e único abençoador leva todo o crédito, e a Luz apenas passa através de nós, iluminando a muitos, é verdade, mas iluminando muito a nossa vida também, afinal "a Luz resplandece sempre mais forte nas mãos de quem traz a lâmpada acesa"... Esse é o maior de todos os propósitos de nossa existência, aí sim somos "Luz no mundo e sal da terra"..
Nenhum comentário:
Postar um comentário