sexta-feira, 29 de abril de 2016

A Contagem do Ômer, Sefirat HaOmer! Hoje 21 Nissan, 5776.



A Contagem do Ômer: Os dias de Sefirat HaOmer, período de dias até a nossa Festa de Shavuot, momento em que temos a oportunidade de realizar um autoexame em nossa alma.
Vejamos aqui como proceder na prática, em cada dia e em cada semana, para que tenhamos êxito em todo o processo de refinamento de nossa vida espiritual.

Os 49 dias que antecede a festa de Shavuot, o recebimento da Torah, devemos fazer um autoexame e conectado a este processo de revisão de vida, um propósito divino, com auto – aperfeiçoamento e com uma incansável luta contra todos os traços de nossa personalidade que impedem nosso crescimento espiritual, um refinamento de nossa alma.

Os dias de Sefirat HaOmer – período de preparação para receber a Tora.

São dias de crescimento interior – uma época de buscarmos um refinamento de nós mesmos, ponderarmos nos vestígios do que trouxemos do Egito.


Como a pessoa realiza o processo de retificar seu caráter?

Ela o faz aperfeiçoando as sete Sefirot emocionais, por meio das quais a alma de cada um de nós se manifesta.


Sefirat HaOmer dura 49 dias – sete semanas.

Cada uma delas corresponde e é dedicada a uma das sete Sefirot emocionais:
Chessed, Guevurá, Tiferet, Netzach, Hod, Yessod e Malchut.
Cada um dos 49 dias corresponde a uma combinação diferente das Sefirot:

Por exemplo – o segundo dia da primeira semana de Ômer, corresponde à Guevurá de Chessed, ao passo que o primeiro dia da segunda semana corresponde à Chessed de Guevurá.

Exemplificando: Chessed de Guevurá é bem diferente de Guevurá de Chessed.

O primeiro trata de ser bondoso mesmo em uma situação que exige que ajamos com severidade. Por vezes temos que disciplinar uma criança (Guevurá), mas tem que ficar evidente que isso está sendo feito por amor e para o bem da criança (Chessed);

Ao passo que a Guevurá de Chessed trata de restringir nossa generosidade. Não podemos dar a nossos filhos tudo o que pedem (Guevurá) para não mimá-los; isso acabará sendo em seu próprio bem (Chessed).
As sete Sefirot emocionais são:

1ª semana: Chessed como Bondade e Generosidade, e cada semana com sete dias, formando combinações com os dias.
Primeiro dia: Chessed
Segundo dia: Guevurá
Terceiro dia: Tiferet
Quarto dia: Netzach
Quinto dia: Hod
Sexto dia: Yessod
Sétimo dia: Malchut

2ª semana: Guevurá como Severidade e Julgamento;
Primeiro dia: Chessed
Segundo dia: Guevurá
Terceiro dia: Tiferet
Quarto dia: Netzach
Quinto dia: Hod
Sexto dia: Yessod
Sétimo dia: Malchut

3ª semana: Tiferet como Beleza e Harmonia;
Primeiro dia: Chessed
Segundo dia: Guevurá
Terceiro dia: Tiferet
Quarto dia: Netzach
Quinto dia: Hod
Sexto dia: Yessod
Sétimo dia: Malchut

Parte dois
4ª semana: Netzach como Ambição e Vitória;
Primeiro dia: Chessed
Segundo dia: Guevurá
Terceiro dia: Tiferet
Quarto dia: Netzach
Quinto dia: Hod
Sexto dia: Yessod
Sétimo dia: Malchut
5ª semana: Hod como Glória e Humildade;
Primeiro dia: Chessed
Segundo dia: Guevurá
Terceiro dia: Tiferet
Quarto dia: Netzach
Quinto dia: Hod
Sexto dia: Yessod
Sétimo dia: Malchut

6ª semana: Yessod como Carisma;
Primeiro dia: Chessed
Segundo dia: Guevurá
Terceiro dia: Tiferet
Quarto dia: Netzach
Quinto dia: Hod
Sexto dia: Yessod
Sétimo dia: Malchut

7ª semana: Malchut como Nobreza e Liderança.
Primeiro dia: Chessed
Segundo dia: Guevurá
Terceiro dia: Tiferet
Quarto dia: Netzach
Quinto dia: Hod
Sexto dia: Yessod
Sétimo dia: Malchut

Todo movimento da emoção humana, pensamentos, palavras e atos desencadeiam sete Sefirot emocionais, que agem em nossa personalidade estão relacionados entre si.
Em geral a uma combinação das mesmas. É muito raro o ser humano manifestar uma Sefirá pura; com frequência se manifestam mais de uma, e que combinadas, produzem diferentes resultados.
A primeira semana do Ômer consiste em retificar a primeira Sefirá emocional de nossa alma, Chessed.

O primeiro dia da contagem desse período tão especial é época de refinar a Chessed de Chessed;
O segundo dia, a Guevurá de Chessed; o terceiro dia, a Tiferet de Chessed, e assim por diante.

A segunda semana do Ômer refere-se à Sefiráda Guevurá e portanto:
O primeiro dia corresponde à Chessed de Guevurá;
O segundo, à Guevurá de Guevurá;
O terceiro dia à Tiferet de Guevurá, e assim por diante.

A terceira semana é Tiferet;
A quarta, Netzach;
A quinta, Hod;
A sexta, Yessod ;
A sétima, Malchut.

O primeiro dia de cada semana da contagem do Ômer é Chessed; o segundo é sempre Guevurá; o terceiro, Tiferet; o quarto, Netzach; o quinto, Hod; o sexto, Yessod e, o sétimo, Malchut.

Durante essas sete semanas, devemos nos refinar internamente, dia após dia, estágio após estágio, de modo a receber a Torá em Shavuot.

Quando sinceramente corrigimos nossas Sefirot emocionais e suas combinações – quando há um verdadeiro aperfeiçoamento espiritual e não mera autoilusão – nossas almas se tornam mais refinadas; tornamo-nos seres humanos melhores.

Certamente é possível fazer contato com a Torá sem primeiro ter passado por esse processo de refinamento espiritual – qualquer pessoa pode ir à sinagoga em Shavuot e virar a noite estudando, ouvir os Dez Mandamentos e decidir que deseja estar mais conectado a D’us e à Sua Vontade e Sabedoria.
Mas sem o preparo espiritual de Sefirat HaOmer, o impacto da Torá sobre nós não acontece em sua plenitude. Assim como quem refina seu paladar, terá mais condições de discernir e apreciar os diferentes sabores, também aquele que refinar sua alma estará melhor preparado para se relacionar com a Torá, que é o alimento da alma.

Cada dia de Sefirat HaOmer corresponde a uma outra dimensão de nossa alma. Contamos os 49 dias para cumprir um mandamento Divino, mas esse cumprimento deve ser repleto de significado, e não automático.

A contagem dos 49 dias deve levar à preparação condigna para o recebimento da Torá. Sob esta óptica, essas sete semanas são um período solene do ano que servem como ponte que nos permite alcançar a festa de Shavuot. Nela, a luz passa a brilhar e irrompe o júbilo – é o dia em que nós, assim como o fizeram nossos antepassados, postamo-nos perante o Eterno e recebemos a Sua Torá, o elo que liga o finito ao Infinito.

The Days of the Counting – Change and Renewal – Rabbi Adin (Even Israel) Steinsaltz – Maggid Books – Koren Publishers

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