Cuidar das necessidades da alma, dos desejos espirituais do próximo, é um dever menor que a provisão das necessidades materiais. O Profeta Yeshayáhu, ao explicar os caminhos Divinos e a obrigação da integridade, por meio da qual uma pessoa se aproxima de D'us, enumera os atos benevolentes de Gemilut Chassadim: "Partilhar teu pão com o faminto e levar os desamparados à tua casa; quando vires os desnudos deves cobri-los, e não te esconda da tua própria carne (Yeshayáhu 58:7)."
O sentido literal desse versículo é suplementado com a seguinte interpretação: "O 'faminto' refere-se àquele que está faminto da Torá, e 'pão' refere-se à Torá… Com isso eles dizem que se houver uma pessoa que entenda de Torá, deve alimentar os outros também com esta Torá… Como devemos entender quando vires o desnudo deves cobri-lo'? Certamente no sentido de quando vires uma pessoa carente no conhecimento de Torá, leva-a para tua casa e ensina-a a recitar o Shemá e as preces, ensina-o diariamente um versículo ou uma lei, e encoraja-o a cumprir as mitsvot. Pois ninguém está 'desnudo' em Israel, salvo aquele que carece de Torá e mitsvot.
Orientar outras pessoas e ensinar-lhes Torá, então, é parte da mitsvá de Gemilut Chassadim. Tendo isso em vista, assim como fazer alguém se afastar do caminho da Torá é pior que feri-lo fisicamente, assim também, cuidar do bem-estar espiritual daqueles que necessitam é melhor que a provisão das necessidades físicas. Sobre isso é declarado: "Eles que são sábios reluzirão como o brilho do firmamento, e aqueles que levam muitos à integridade serão para sempre como as estrelas.
CHABAD.
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