segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Por que fazemos uma bênção sobre o fogo na havdalá?




O Midrash relata:
Antes da criação do sol e da lua, D'us criou uma grande luz, uma luz tão brilhante que “a pessoa podia enxergar de um lado ao outro da terra” com ela.

Era no final da tarde da sexta-feira no sexto dia da criação, e Adam e Eva tinham acabado de pecar comendo o fruto proibido. Como consequência, D'us quis esconder essa luz brilhante, primordial, e expulsar Adam e Eva do Jardim do Éden. No entanto, devido à santidade do Shabat, D'us adiou Suas ações e deixou a luz brilhar até o final do dia sagrado.

Quando o sol começou a se pôr no término do Shabat, a escuridão veio pela primeira vez, aterrorizando Adam, que pensou que a escuridão iria engolfá-lo. D'us então inspirou Adam, que pegou duas pedras e as esfregou uma contra a outra, e o fogo surgiu.Naquele momento, Adam louvou a D'us e pronunciou a bênção “Bendito sejas, Eterno nosso D'us… que cria as luzes do fogo,”1 a mesma bênção que dizemos como parte da havdalá, enquanto olhamos para as chamas tremulantes.
Uma Criação Única

O fogo é único, pois ao contrário de todas as outras criações, fazemos uma bênção especial comemorando o tempo em que foi criado. O motivo para isso é que como o uso do fogo é proibido durante o Shabat, e apenas se torna permitido na noite do Shabat, é como se o fogo fosse criado novamente a cada semana com a partida do Shabat.2 3
A Lição Prática

Quando a santidade do Shabat parte, e estamos prestes a voltar à nossa vida diária, podemos sentir que não somos páreo para as tempestades que vêm em nosso caminho. A vela da havdalá nos lembra que assim como Adam pôde criar uma chama - da pedra! - que combateu a envolvente escuridão, podemos também trazer luz e claridade à mais escura das circunstâncias vindas das fontes mais inesperadas.

Yehuda Shurpin

Nenhum comentário:

Postar um comentário